Dor Ciática

Publicado dia 24/04/2012 por Leticia Novaes

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano.


Ele tem início na região lombar e percorre todo o membro inferior, com alguns ramos sensitivos chegando até o dedão do pé .


A dor ciática inicia-se na região lombar e segue para o membro inferior (quadril, coxa, joelho, panturrilha e peito ou sola do pé. Pode sentir dor, formigamento, queimação, calor ou frio e perda de força na perna.


A dor ciática é comum em 40% da população. As pessoas sedentárias, e trabalho sentado ou em pé por muito tempo tem maiores chances de desenvolver o pinçamento do nervo ciático.

Possiveis causas de dor ciática:

Hérnia de disco,  

Osteófito (bico de papagaio); 

Stress –causa tensão nas costas comprimindo a raiz do nervo ciático,

Listese (escorregamento da vértebra)

Contração excessiva do músculo piriforme (no glúteo), onde também pressiona o nervo.

 

Tratamento:

Verificar aonde está o pinçamento, e tratar a causa da dor.
Fisioterapia: Exercícios, alongamentos, fortalecimento, massagem, medicação e em último caso a cirurgia.

O caminho do nervo no corpo.
Na cor vermelha está inflamado.

 

Dicas de alongamentosdo nervo ciático.
Para todas as pessoas com ou sem dor, é importantíssimo manter o alongamento deste nervo e relaxar toda a musculatura .

                           Cruze a perna lentamente para a esquerda( na foto) puxando o dedinho do pé em  sua direção.

Perna cruzada, levar o joelho direito em direção a parede, lentamente e respirando sempre.

  
Cuidem- se sempre!!!!!

Leticia Novaes

Autor: Leticia Novaes

  • E-mail
  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut

Comentários para este post

  • jane

    19/03/2013

    Oi, estou com dor na lombar , só no lado esquerdo, sinto dores em um ponto específico no glúteo esquerdo, sinto formigamento no pé esquerdo,e queimação da coxa a pantorrilha me ajude estou tomando ibuprofeno de 600 a dor passou mas o queimor ainda não e fico muito tempo sentada.


  • jane

    19/03/2013

    Oi, estou com dor na lombar , só no lado esquerdo, sinto dores em um ponto específico no glúteo esquerdo, sinto formigamento no pé esquerdo,e queimação da coxa a pantorrilha me ajude estou tomando ibuprofeno de 600 a dor passou mas o queimor ainda não e fico muito tempo sentada.


  • marcia regina siqueira costa

    18/03/2013

    sinto dores fortissimas na região lombar no lado direito, qeu segue pela perna, sensação de um caroço nas nadegas, lado direito, formigamento, sensação de uma faca entrando que não pára.. fiz a ressonãncia e acusou hernia da L4-L5 lado esqeurdo, e artrose interapofisária L7-S1,,, o medico disse que se as dores fossem no lado esqeudo era preocupante.. Gente as dores ao lado direito são horriveis, quando piso fica pior, se sento mpor muito tempo dois, se fico em pé por muito tempo dói, passsou antiflamátorio de que nada adianta..so amenisa... me ajudem por favor


  • Alberto G. Moreira

    17/01/2013

    Muita dor no pé ao andar e ao levantar. Como posso saber se é dor ciática ou fasceite plantar?


  • Juliana Silva

    13/01/2013

    Ola meu nome é Juliana tenho 36 anos, e tenho dores frequentemente que vai da região das nádegas e na sola do pé e doi ao pisar e a região das nadegas dói muito se ficar em pé ou andar muito gostaria de saber se vcs tem dicas para melhorar este problema obrigada


  • Paulo Eduardo Massuia Silva

    08/01/2013

    Olá, eu estou com 2 hernias na lombar junto com um bico de papagaio, já fiz ressonancia e foi comprovado, fiz fisioterapia, RPG, alongamentos e as dores sempre voltam. Trabalho sentado pois sou analista de sistemas, preciso tomar antiflamatórios quase todos os dias o que faço para melhorar, será que a cirurgia é a melhor opção? Quanto tempo seria a recuperação pos cirugico é confiável?


  • Dominique

    27/12/2012

    Oi, estou com dor na lombar, só no lado esquerdo, sinto dores em um ponto específico no glúteo esquerdo, sinto formigamento no pé esquerdo, sinto isso há 4 meses... tomei medicamento, celebra, mas não funcionava, nos exames não apareceu nada, faço alongamentos e yoga, quando coloco gelo melhora bem. Fico muito tempo sentada estudando. As crises alternam entre semanas com dor e semanas sem dor. O ortopedista me indicou RPG, isto é correto? Não aguento mais!!!


  • neuza aparecida fagundes

    18/12/2012

    estou com essas dores e formigamento, ha 3 meses. ja tomei remedios e injeçoes, mas nada melhora. o que fazer? me ajudem, por favor.


  • Ana Américo

    11/09/2012

    Ti, querida. Sempre que a dor aperta, recorro a essa reportagem. Faço os alongamentos e me restabeleço sem medicação. Obrigada por essa fabulosa dica. Beijos Aninha


  • Cleusa Vidal

    26/04/2012

    Leticia !! adorei as dicas.. Pois tenho estas dores. bjus


  • Camila Passos

    26/04/2012

    Lele, isso ajuda um bocado, mas minhas dores estão cada dia mais intensas. Sei lá, às vezes me arrependo de ter operado =''(


  • Ira

    25/04/2012

    Estava com dor ciática,melhorei através de medicsmentos, mas vou fazer esses exercícios que tenho certeza, vai ajudar muito.Obrigada.


Deixe seu comentário.



(Não será publicado)


Campos com * são obrigatórios

Outros Colunistas

Cá Brogli

Materias publicadas: 6

Andrezza Botelho

Materias publicadas: 7

Giuliana Alves

Materias publicadas: 21

Aline Lessa Fornaziere

Materias publicadas: 9

Sobre o Autor

Leticia Novaes

Leticia Novaes

Desde 2003 dedico minha vida à terapias alternativas para ter equilibrio e bem estar. Coordenadora da Ledslife bem estar, formei uma equipe de profissionais da saúde, proporcionando o que há de melhor em saúde e tratatamentos alternativos  na sua casa ou na clinica em Perdizes!  Massagens, Relaxamento, Estética, Fisio,Pilates e muito mais!Saiba mais!!! http://ledslife.blogspot.com  fone: 11-9-82927781  Rua Ministro Gastão Mesquita, 855- Perdizes

Veja o perfil completo

Últimas matérias

Acesse nossa Loja Virtual

Está no ar nossa loja virtual, com produtos e artigos esportivos voltados para o público feminino.

Assine nossa Newsletter

Esporte Mulher - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arara Azul