Matérias Especiais

Exercício e alimentação contra a celulite

Os principais causadores da celulite são: predisposição genética, o sedentarismo e uma dieta desequilibrada. Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite. A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o mais eficaz no tratamento. Para diminuir a aparência ruim da pele é preciso eliminar as toxinas acumuladas no corpo.

A melhor forma de eliminar essas toxinas é garantir uma boa hidratação ao corpo. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas e água de coco também podem ser alternativas interessantes.

Outro passo importante é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.

Frutas e legumes com bastante água ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!.

Os alimentos fonte de antioxidantes diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele. Inclua no cardápio as oleaginosas como a castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Experimente no café da manhã bater essas frutas com água de coco, couve e linhaça, ou ainda fazer um suco de melão cantalupo com as sementes e flocos de quinua.

O Ômega 3, presente nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.

Alimentos fonte de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola, também estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.

Os exercícios mais indicados são os aeróbios, como bicicleta, natação, corrida e caminhadas na subida e escada. Exercícios localizados para os glúteos e posterior de coxa, que são os lugares em que elas adoram se instalar também são importantes. Um bumbum bem tonificado é um bumbum que se protege contra a aparição ou reaparição da celulite, já que com a tonificação o músculo é obrigado a consumir as reservas de gordura, e por outro lado é estimulada a circulação.
Por isso mescle os exercícios aeróbicos com a musculação para o fortalecomento das áreas mais propensas a celulite.

Bom exercício!!


 

 

 

 

 

 

Gostou?

Então compartilhe isso com seus amigos!!!

  • E-mail
  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut

Comentários para este post

  • LUCIA NOVAES

    10/05/2011

    adorei esta matéria, super explicativa e orientadora.Aliás estou adorando todas as matérias da fisio Letícia. abs


Deixe seu comentário.



(Não será publicado)


Campos com * são obrigatórios

Colunistas

Ver todos...

Acesse nossa Loja Virtual

Está no ar nossa loja virtual, com produtos e artigos esportivos voltados para o público feminino.

Assine nossa Newsletter

Esporte Mulher - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arara Azul