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Flexão de Braço

A flexão de braço é um dos exercícios mais simples e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes. Mesmo sendo um dos exercícios mais básicos e conhecidos, a flexão surpreende na quantidade de variações que oferece e nos resultados que traz quando bem feita.

Para as iniciantes na prática desta atividade, uma boa opção é fazer o exercício ajoelhado. Os joelhos devem ficar no chão e o resto do corpo – o peito, os ombros e o tríceps – deve se movimentar. O quadril deve ser abaixado junto com o peito e o alinhamento deve ser dos ombros aos joelhos. É bom lembrar que independente da variação, a respiração é fundamental. Ao descer inspire e ao subir expire, assim é possível fazer mais repetições sem perder o fôlego.

Ao contrário do que muitos pensam as flexões de braço não servem apenas para aumentar o bíceps – nem mesmo apenas para trabalhar o braço. Quando bem feitas – e existem alguns segredos para isso – elas tem efeito direto no peitoral (grupo de músculos mais exercitados), mas também ajudam bastante em outros grupos musculares como tríceps, ombros e costas.

Outras vantagens:
• Praticidade - embora existam aparelhos que ajudam a fazer flexões – e muitos deles funcionam sim -, as flexões podem ser feitas em qualquer lugar, sem precisar de preparação especial ou de apetrechos específicos.

• Complemento para outras atividades físicas – muita gente já anda, corre ou pratica atividades aeróbicas. Isso ajuda bastante a condição cardiovascular, e também tem efeito direto nas pernas. No entanto, correr ou andar não são suficientes para manter a força e o bem-estar da parte superior do corpo – e é aí que as flexões podem ser o complemento mais simples e prático, sem precisar recorrer à academia.

• Ajuda para uma velhice saudável – o passar dos anos traz consigo uma redução natural na força muscular e na capacidade física. As flexões, quando feitas com regularidade e associadas a atividade aeróbica e cardiovascular, podem prevenir ou ao menos atenuar esta tendência. Para mulheres, elas podem ajudar no combate à osteoporose.

A flexão básica passo-a-passo
Saiba como fazer a flexão de braço tradicional:
- Deite de barriga para baixo com as mãos na altura e largura dos ombros. As palmas da mão devem estar totalmente no chão, com os dedos unidos à frente. Os pés devem estar unidos e apenas a ponta dos pés deve tocar o chão;
- Contraia o quadril e os músculos abdominais para garantir que a sua postura está completamente alinhada e reta;
- Eleve o corpo, prestando bastante atenção à postura. Cuidado para não estender os braços totalmente;
- Desça o corpo lentamente. Inspire enquanto faz isso e mantenha os braços alinhados;
- Pouco antes de tocar no chão, suba o corpo, expirando. Cuidado para não estender os braços totalmente;
- Repita os dois passos anteriores até chegar ao número de repetições que deseja.

Quantas séries fazer?
Faça o máximo que conseguir, desde que não esteja perdendo a postura. Se você sentir dificuldades para fazer poucas repetições, tente se apoiar nos joelhos em vez dos pés. Isso vai te ajudar no início e, a partir do momento em que seus braços estiverem mais fortes, você vai conseguir fazer com os pés.
Para aumentar ainda mais o esforço, aproxime os braços cada vez mais. Por exemplo, fazer a flexão de braço formando um triângulo com as mãos é a que mais exige do corpo.


Bom exercício!


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Comentários para este post

  • patrícia

    24/12/2012

    muito bom , é bem prático eu gostei muito mesmo!!!


  • Carina

    08/12/2012

    Muito bom,estou fazend um curso,e nest pd abdominal,meio sugad,polichinelo e os q nao to conseguind barra,flexão nao tnho força nos braço


  • Karen Meireles

    30/11/2012

    Amanda Lobão, Eu comecei a correr e fazer atividade mais intensa para membros superiores para o TAF dos Bombeiros também.


  • Amanda lobão

    14/11/2012

    Olá estou nessa corrida do esporte,entrei atravez do taf do concurso da pm + agora ñ consigo para.bjinnn


  • Cilene Gomes

    26/08/2012

    Muito bom p mim ate aprendi uma maneira de exercitar mais os braços.Obrigada!


  • Cilene Gomes

    26/08/2012

    Muito bom p mim ate aprendi uma maneira de exercitar mais os braços.Obrigada!


  • Lu Hanna

    07/08/2012

    Tem algum exercício fisico que combate as dores de cabeça?


  • rebeca souza

    18/05/2012

    eu tenho aula de educão fisica o meu professor minhessina todo isso.


  • danelle

    14/05/2012

    Tenho problemas no ombro esquerdo(deslocamento), teria algum problema com a pratica de flexões?


  • Mariana

    26/04/2012

    ótima matéria! veio de encontro as minhas necessidades. Comecei a praticar capoeira angola e percebi que preciso fortalecer mais os braços para melhorar meus movimentos. Grata!


  • alvani germann

    25/04/2012

    gostaria de uma orientação;flexo-extensão de 90 graus podem ser feitos com cotoveles abrindo pra laterais ou é reto?


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