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Ganho de massa muscular

O desejo de ganhar massa muscular não é exclusivo dos homens. É importante não confundir massa muscular com ganho de peso e gordura, pois se não houver uma alimentação adequada ganhará gordura e consequentemente irá prejudicar  a saúde. É possível ganhar massa muscular magra de forma saudável.

Ao aumentar a massa muscular (massa magra) deixará o corpo mais "turbinado" e isso faz com que o gasto calórico diário seja maior. Ou seja, queimará mais calorias e com isso diminuirá as reservas de gordura corporal.

A aquisição de massa muscular ou apenas a força muscular em si deve ser um dos pontos principais na escolha da atividade física a se praticar, pois quando se tem isto é possível realizar atividades do cotidiano tranquilamente, aumento da disposição corporal, do gasto de calorias, saúde física e mental, coordenação motora, agilidade, entre outras.

Abaixo algumas modalidades onde a prática regular e constante dos exercícios físicos proporcionam o aumento da massa muscular ou massa magra. São eles:

Ginástica Natural: Utilizando o peso do corpo ganha-se força e resistência muscular trabalhando com contrações estáticas e exercícios isométricos, o qual exigem a permanência na posição por vários segundos. Esta é uma opção bacana de minimizar a sensação de obrigação aumentando o prazer de fazer uma atividade física.

Bicicleta: atividade física com variação de carga e esforço. Trabalha principalmente pernas e glúteos, exigindo também dos braços, abdômen, peito e costa indiretamente. Pode ser praticada ao ar livre como em parques ou ruas ou ainda em trilhas com subidas e descidas alucinantes. Para as grandes cidades, praticar ciclismo indoor como as aulas de spinning, com variações de carga e intensidade é uma boa pedida.

Ginástica localizada: exercício basicamente localizado com utilização de cargas como pesos e caneleiras onde trabalha-se também coordenação motora, agilidade, melhora a condição cardiopulmonar, circulação sanguínea e condicionamento físico. Por usar carga na maioria de seus exercícios consegue-se definição muscular, massa magra e força.

Pilates: exercícios de solo ou em aparelhos onde se trabalha o corpo todo num sincronismo impressionante. Esta atividade exige demasiadamente do praticante, porém dentro do limite de cada um. Com a sua prática se consegue músculos fortes, alongados, firmes e definidos, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração, sendo também uma modalidade anti-stress.

Boxe: esporte que envolve coordenação motora, agilidade, habilidade, velocidade, onde se adquire força principalmente nos braços pois os movimentos de socos fortalecem e definem a musculatura também de peito e costa. Desenvolve o condicionamento físico, pois é uma atividade intensamente aeróbica também.

Musculação: exercícios com pesos, com variáveis de amplitude, carga, tempo de contração e velocidade controláveis. Com tantas variáveis torna-se uma atividade física versátil sendo utilizada em diferentes objetivos. Esta é a atividade física com maior efeito no quesito ganho de massa muscular, sendo hoje eleita como uma das atividades físicas mais completas tanto para a obtenção da forma física, da estética quanto para a manutenção da saúde em qualquer fase da vida.
 

Boa atividade!!!


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Comentários para este post

  • Vívian

    07/08/2012

    Eu faço aula de Fitball 2 x por semana, Quando dá faço uma aula de pilates além de andar de bicicleta! Ainda tomo pós treino minha dose de proteína. Sou magra por natureza e pra mim, é bem difícil ganhar massa muscular! Será que pode ser por não praticar todos os dias? Quantos dias por semana seria o ideal? Obrigada!


  • roseli domingues

    07/08/2012

    gostei das dicas vou praticar em meus exercicios ...


  • vitoriacm_@hotmail.com

    12/04/2012

    esses espores sao demais


  • BRUNA BRANDÃO

    11/08/2011

    Seria legal se vcs postassem uma dieta pra gente seguir, que seja saudável e que ajudasse a ganhar massa magra! Pq muitas vezes comemos coisas que pensamos que ajuda no ganho e que na verdade atrapalha!


  • ANGÉLICA SENA

    06/08/2011

    Quero uma matéria sobre natação, pois pratico esse esporte !!


  • aline

    28/07/2011

    um exercício quei recomendo é o squash, nossa muito bom heim...


  • Esporte Mulher

    28/07/2011

    Olá Carol, ao ganhar massa magra voce não irá ganhar gordura, mas é importante aliar os exercícios com alimentação correta. Ao aumentar a massa muscular (massa magra) vc deixa o corpo mais "turbinado" e isso faz com que o gasto calórico diário seja maior. Ou seja, queimará mais calorias e com isso diminuirá as reservas de gordura corporal. Bjs


  • CAROL MARQUES

    27/07/2011

    O QUE SE DEVE FAZER 1º DIMINUIR A GORDURA CORPORAL P/DEPOIS GANHAR MASSA MAGRA OU O CONTRÁRIO? QUANDO GANHAMOS MASSA MAGRA, GANHAMOS GORDURA TAMBÉM? E AO EMAGRECERMOS NECESSARIAMENTE PERDEMOS MASSA MAGRA???


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