Matérias Especiais

Os esportes mais praticados no Brasil

Embora o país esteja prestes a receber dois dos maiores eventos mundiais do esporte --as Olimpíadas e a Copa do Mundo--, 62,6% dos brasileiros não praticam nenhuma de suas modalidades.
A conclusão é de um estudo feito pela consultoria de marketing esportivo Sport+Markt, que entrevistou mais de 46 mil pessoas em todos os Estados do país. E, se o brasileiro anda sedentário, a situação da brasileira é ainda mais preocupante. Apenas 27,6% das mulheres fazem regularmente algum tipo de esporte. 
  
Além do gênero, o nível econômico e a faixa etária também influenciam na prática esportiva. O estudo mostrou que as pessoas mais ativas são as que têm condição financeira mais elevada. O Sul é a região proporcionalmente com a maior quantidade de pessoas praticando esportes, quase 54% dos homens e 32% das mulheres. Entre os homens, a cidade de São Paulo ocupa a terceira posição na lista das capitais mais esportivas. Com 54,5% deles praticando alguma modalidade, fica atrás apenas de Porto Alegre (61%) e de Florianópolis (54,9%).

As mulheres paulistanas não são tão ativas --com 25,6%, a cidade ocupa a nona posição na lista encabeçada por Florianópolis, que tem Santos na sétima posição. Apesar das praias, as cariocas ocupam apenas a 15ª colocação no ranking. "Esse resultado é preocupante. A obesidade hoje é uma epidemia no Brasil. Precisamos aproveitar a visibilidade dos grandes eventos esportivos para divulgar a importância de se exercitar", disse Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.

O futebol reina absoluto entre os esportes mais praticados no país. Sua versão "tradicional" --de campo-- é praticada por 11,6% dos brasileiros e lidera a lista das modalidades favoritas.
Apesar do domínio da bola no pódio, a corrida e a caminhada também mostraram sua força. Agrupadas na mesma categoria que o atletismo, as modalidades estão na vice-liderança, sendo praticadas por 6,5% dos brasileiros.

Considerando só as mulheres, o grupo corrida/caminhada/atletismo é o mais praticado e lidera com folga em todas as regiões do país.

De acordo com Steinhilber, do ponto de vista da saúde, não existe uma modalidade melhor do que a outra. Alguns esportes, como o remo e a natação, no entanto, são mais completos porque trabalham praticamente todos os grupos musculares.

Enquanto a natação é praticada por apenas 1,7% dos brasileiros, o remo não tem nem um lugar só seu na lista. Ele aparece agrupado em "outros", que são praticados por 2,5% das pessoas.

São Paulo é a cidade onde há mais gente andando de skate, com 1,2% de adeptos. "São Paulo tem essas características urbanas que favorecem o esporte", explica Cesar Gualdani, da Sport+Markt, a consultoria que realizou o estudo.  Santos, no litoral paulista, é a cidade que tem proporcionalmente mais surfistas (2,9%). Já Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, é a cidade com mais homens jogando basquete.
 

Fonte: Folha.com


Gostou?

Então compartilhe isso com seus amigos!!!

  • E-mail
  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut

Comentários para este post

  • alexandreg

    03/09/2012

    achei otimo


  • nadia pereira lima

    24/05/2012

    adoro natacao


  • mateus

    03/05/2012

    O esporte e uma arte.


  • victor hugo freire vincoletto

    21/03/2012

    isso ai as mulheres estão ganhando força no esporte


  • sophia abrao

    28/10/2011

    pessoal bom dia eu sou a sophia abrao espero que vcs estejam gostando da novela rebelde que eu e meus amigos estao fazendo nao percam a novela rebelde que começa as 7:30 ate 08:00 nao percam rebelde valeu pelo carinho


Deixe seu comentário.



(Não será publicado)


Campos com * são obrigatórios

Colunistas

Ver todos...

Acesse nossa Loja Virtual

Está no ar nossa loja virtual, com produtos e artigos esportivos voltados para o público feminino.

Assine nossa Newsletter

Esporte Mulher - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arara Azul